Sobre Paulo Maurício

Essencialmente: Programador e Professor

Paulo Maurício, Especialista em TI - Microsoft ASP.NET MVC Azure Cloud

Atualmente sou...

  • Instrutor de informática no Instituto INFNET na formação oficial Microsoft MCSD App Builder;
  • Consultor-Arquiteto/Desenvolvedor .NET atuando em projetos com C# / ASP.Net MVC / Azure Cloud;
  • Consultoria e Curadoria no LICEP e Cemitério do Catumbi.

Eu sou o Paulo Maurício, também conhecido como PauloMAU. E já são 35 anos em TI.

Mas foi um curso sobre "Concepção e Projetos de Sites" feito no Instituto INFNET há 22 anos, que me fez ver que o futuro seria na Web. E assim, me tornei um desenvolvedor entusiasta do modelo de desenvolvimento Web.

Em 1998, Willian H Brione me mostrou o poder do desenvolvimento dinâmico, através de uma aplicação ASP clássico com Oracle. Esse fato me impulsionou de vez no mundo do desenvolvimento na plataforma Microsoft. Em 2001, um outro amigo, Lincoln Faria, me apresenta a infraestrutura na web. A partir daí, eu comecei a praticar um conceito que hoje é conhecido como DevOps.

Desde 1999 procuro conciliar de forma consistente a atividade de Programador com a de Professor.

Sou disseminador do uso das boas práticas e da qualidade do software.

Pós-graduado MIT em Engenharia de Software com .NET pela Faculdade de Tecnologia INFNET do Rio de Janeiro (2012).

Veja mais no Linkedin e / ou leia minhas histórias abaixo.


Atualmente sou...

  • Instrutor de informática no Instituto INFNET na formação oficial Microsoft MCSD App Builder;
  • Consultor-Arquiteto/Desenvolvedor .NET atuando em projetos com C# / ASP.Net MVC / Azure Cloud;
  • Consultoria e Curadoria no LICEP e Cemitério do Catumbi.

Abaixo, o Lado A e o Lado B da minha história.

Eu sou o Paulo Maurício, também conhecido como PauloMAU. Bom! Alguns alunos começaram a me chamar de "Mau". Na essência: sou Programador e Professor.

Comecei em TI em 1984 quando tornei-me estagiário em programação Cobol e depois em Basic. Apesar de minha aptidão para programação, por questões pessoais, deixei a programação e iniciei a faculdade de contabilidade em 1987 e então me graduei em “Bacharel em Ciências Contábeis” pela Faculdade Moraes Júnior em 1991.

No mesmo ano da minha graduação, comecei a trabalhar como Fiscal Contador no Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro. O CRC-RJ entra em processo de informatização e eu sou escalado para intermediar as necessidades do departamento de fiscalização e a empresa contratada para o desenvolvimento dos sistemas. Em meados de 1992 as necessidades, de todo o CRC, suplantam a capacidade e agilidade de desenvolvimento da empresa contratada e então, inicia-se uma nova fase, onde eu sou desviado de função e começo a trabalhar com Paradox1 no desenvolvimento de aplicações internas para o departamento.

Em 1996 o CRC-RJ lança sua página na web e eu sou designado para ampliar o conteúdo do departamento. Com a necessidade de novos conhecimentos para lidar com o ambiente web, inicio uma série de cursos no Instituto INFNET: “Concepção e Projetos de Sites” foi o primeiro deles, e me fez ver o futuro na web.

Ainda em 1997, ávido por mais conhecimento em TI, entro na PUC-Rio para fazer o curso “Programação de Computadores com Novas Tecnologias”. Durante o curso, ocorreram vários momentos onde “dei aulas” para colegas de sala que não estavam assimilando os conteúdos e daí nasceu o gosto por dar aulas.

No final de 1998, meu grupo foi o primeiro (neste curso da PUC-Rio) a apresentar o projeto final do curso com uma aplicação web dinâmica em ASP 3.0 com dados vindos diretamente de um banco Oracle. Ao final da apresentação para a banca avaliadora, fui convidado - pela prof. Helena Maria Guarisco, a entrar para o grupo de AITs2 e em 1999 passo a trabalhar na PUC-Rio (turno da noite).

Novas mudanças acontecem no ano 2000. Saio do CRC-RJ para trabalhar em um projeto audacioso: a construção de um site de busca, o BuscaBr – erros estratégicos administrativos encerram o projeto após 18 meses. Neste mesmo ano, me torno instrutor ASP 3.0 no Instituo INFNET (turno da noite) e conteudista responsável do curso. Daí para a frente, passei por algumas empresas como contratado ou terceirizado, sendo as mais relevantes: Stefanini, ATL (atual Claro), Globo.com, Companhia Libra de Navegação, TBG3 e IBGE. Em 2010 me torno instrutor do Instituto INFNET em tempo integral na formação WebMaster e conteudista responsável pelos cursos Javascript, PHP, AJAX e jQuery.

Entre 2011 e 2013 exerci cumulativamente o cargo de Coordenador Executivo de Extensão dos cursos de Desenvolvimento e Banco de Dados. Dentro deste período (2011-2012) inicio e concluo a Pós-graduação “MIT em Engenharia de Software com .NET” pela Faculdade de Tecnologia INFNET do Rio de Janeiro;

Em 2013, deixo a coordenação para assumir o cargo de Professor de Graduação nos cursos GADS, GEC e GSI5.

Saio da formação WebMaster para me tornar instrutor na formação oficial Microsoft .Net MCSD4 e colaborador da coordenação para os assuntos relacionados à formação.

Continuei professor conteudista dos cursos Javascript, PHP, AJAX e jQuery da formação WebMaster até o seu fim em Jan/2018. Continuo colaborador da coordenação para os assuntos relacionados à formação oficial Microsoft .Net MCSD.

Em 2016, 20 anos depois de ter sido o pivô da evolução do site do CRC-RJ, ao colocar no ar dezenas de páginas relacionas ao Departamento de Fiscalização onde eu trabalhava, assumo mais uma vez um papel muito importante para mim, junto ao Conselho, ao ser contratado como Consultor/Instrutor para os funcionários da TI, com o objetivo de instruir e auxiliar no desenvolvimento de aplicações web com abordagem DDD e ASP Net MVC. Foi muito legal voltar e agora ver o resultado no ar. Visite o site do CRC-RJ .

Através de minha Empresa Individual mantenho servidores na web para hospedagem de sites/aplicações web e exerço uma atividade paralela de Consultor Analista / Arquiteto .Net, tendo uma longa experiência no Desenvolvimento de Aplicações no Modelo Web, com clientes que me acompanham há 20 anos. Atuando do levantamento, passando pela modelagem, arquitetura, programação, implantação e finalizando com o treinamento dos usuários.

Atualmente eu moro numa casa em São João de Meriti, numa rua tranquila. Sou casado. Tenho quatro filhos: duas meninas e dois meninos. A curiosidade é que em uma determinada época do ano eles possuem 4 anos de diferença entre si. Pollyanna, Paulo Maurício Filho, Paullynne e Miguel Ângelo. Os três primeiros moram com a mãe (minha ex) no interior do Estado. O mais novo mora comigo e a mãe (minha esposa atual).

Se tem uma coisa que eu gosto de fazer é mergulhar. Para mim, não tem lazer mais prazeroso. A beleza do fundo do mar é impressionante e quando saio para mergulhar num fim de semana, na semana seguinte pode chover canivetes que eu não estou nem aí. Já faço mergulho avançado: caverna, naufrágio e noturno. Tenho a certificação: Mergulhador ** (duas estrelas) da CMAS, tendo feito o curso no Clube do Mergulho que funciona em Niterói, no clube Canto do Rio. Recomendo! O que posso dizer é que já vi muita coisa bonita e bacana no mergulho e se fosse para falar, não iria parar, então digo que é fenomenal! Meu sonho de consumo é comprar uma bela embarcação e ir à Fernando de Noronha pelo mar.

Como não poderia deixar de ser, gosto de jogar. Hoje tenho um computador poderoso para jogar (i7, ssd, 64GB, 2xGForce/2GB). Tentei o CS mas fico tonto por causa da labirintite, então conheci o Starcraft em 2000. Na época que comecei, mais ou menos aos 32 anos, não conseguia entrar em nenhum clã, porque os moleques de 14 anos colocavam muitas exigências... Montei meu próprio clã, e em 3 meses, tinha dezenas de membros para jogar comigo. Só uma exigência: "se divertir respeitando o próximo". O site precisa ser reformulado, mas se quiser conhecer a história, visite o The Bad . Jogo até hoje e já comprei por antecipação a última expansão da trilogia Starcraft2: Legacy of the Void.

Também sou viciado em TV... Precisamente em séries, tais como: Marvel's: Agent Carter, Demolidor, Agents of S.H.I.E.L.D.; Gotham, Arrow, Supergirl, The Flash, SmallVille, Beauty and the Beast, Grimm, Supernatural, Chicago Fire, Chicago PD, Criminal Minds, CSI*, Law and Order*, Elementary, NCIS*, Unforgettable, Game of Thrones, Vikings, Greys Anatomy, Dr. House, The Big Bang Theory, Two and a Half Men, The Blacklist, The Good Wife, e muitas outras.

No teatro: só comédia. No cinema: Star Wars (tive o prazer de ver todos no cinema), Jornada nas Estrelas (também vi todos no cinema), Harry Potter, Rock Balboa, DC e Marvel... Então: ficção, ação, policial, romance, comédia, mundo Disney, e tantos outros.

Gosto de ler. Basicamente há duas categorias principais: 1) Histórias: tais como as de Harry Potter, Game of Thrones, e Crepúsculo; 2) Técnico: como DDD, Padrões de Projetos, Refatoração, .Net (C# e ASP.Net MVC), Javascript, PHP, MySql, MomgoDB, entre outros que estejam relacionados com o mundo Web. Em 98% dos casos, eu possuo o livro físico. Estou sempre lendo algum e antes que acabe, eu providencio outro, pois as atualizações nunca acabam e sempre surgem outros assuntos relacionados.

Por fim, vem a música. Galera, eu disse música e não esse lixo sonoro que tem tocado atualmente, que degrada o ser humano e principalmente a mulher. Minhas músicas estão lá atrás nos anos 80 e 90, principalmente. Algumas são fatais e me tiram da cadeira, como Piui Abacaxi, Uni Duni T e He Man com Luciano Nassyn (Trem da Alegria), Sultans Of Swing com Dire Straits (e todas as demais músicas do grupo); mas tem também: Roupa Nova, Ultraje, RPM, Titãs, Blitz, Legião, Paralamas, Roberto e muito mais.

Agora, tem uma que eu uso como mantra para me concentrar na hora de preparar uma prova, ou antes da correção de trabalhos e provas: Tropa de Elite com Tihuana.

Estudo regularmente todos os dias, um mínimo de 2 horas e em um fim de semana, esse tempo pode chegar a um total de 18 horas.

Quer saber por onde eu ando? Eu ando sempre por aqui.

É isso!


1 Versão 4.0 - banco de dados que possui um engine para sua própria linguagem de programação - PAL: Paradox Application Language e Database . Esta era o banco/linguagem utilizada pela empresa contratada pelo CRC-RJ.

2 Ser um AIT significava dar aulas práticas no laboratório, orientando os alunos na preparação dos trabalhos que precisavam fazer. AIT - Auxiliar de Implementação de Trabalhos.

3 TBG - Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S/A

4 MCSD App Builder .Net : formação composta pelos cursos: (Esta formação tinha o nome MCSD Web Applications até maio de 2017)

  • M20480 - Programming in HTML5 with JavaScript and CSS3 (Oficial Microsoft)
  • M20483 - Programming in C# (Oficial Microsoft)
  • M20486 - Developing ASP.NET MVC 4 Web Applications (Oficial Microsoft)
  • M20487 - Developing Windows Azure and Web Services (Oficial Microsoft)

5 Instituto INFNET: Graduações nas quais já atuei como Professor

  • Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (GADS)
  • Graduação em Engenharia da Computação (GEC)
  • Graduação em Sistemas da Informação (GSI)